Colocando em prática seu projeto de criar um ebook.
Embora pareça bastante óbvia, essa é a primeira etapa para começar a criar ebooks e, acredite, ela traz muitas dúvidas principalmente para aqueles que nunca usaram essa estratégia.
Escolher um tema adequado para o seu público é fundamental, pois só assim seu material irá despertar o real interesse em sua audiência.
A dificuldade na escolha pode ocorrer por causa de dois fatores:
Independentemente de qual seja o seu caso, saiba que os dois podem ser resolvidos com facilidade.
No primeiro, antes de escolher um tema para seu ebook, faça uma pesquisa de persona e caracterize bem quem é a audiência que você quer alcançar.
Já no segundo, você pode chamar alguém que seja especialista no tema que você escolheu para escrever o ebook ou, então, estudar muito e tornar-se uma referência naquele tema.
Depois de escolher o tema sobre o qual você escreverá, está na hora de organizar as ideias que serão transmitidas.
É um grande desafio encontrar a forma correta dessa transmissão, de forma lógica e estruturada, principalmente, se você tiver várias informações para passar.
Então, para chegar nesse resultado, é fundamental organizar o assunto em tópicos.
Isso vai permitir uma maior facilidade de visualização e leitura por parte da sua audiência e também irá facilitar o seu trabalho na hora de escrever seu ebook.
Esse cuidado e organização farão com que você não deixe nenhum tópico relevante de lado e trará a certeza de que o conteúdo disponibilizado será claro, acessível e preciso.
Por isso, antes mesmo de começar a escrever, coloque no papel todas as informações que você pretende abordar em seu ebook e, depois disso, organize-as para que elas façam sentido.
Por mais interessante que seja o assunto e o conteúdo do ebook, é muito pouco provável que ele será agradável de ler se for composto apenas por textos.
Imagine o quão cansativo é abrir um ebook e encontrar páginas e mais páginas de conteúdo, sem uma única imagem ilustrativa?
Uma das maneiras de criar ebooks para encantar sua audiência é se preocupar não apenas com o conteúdo escrito, mas também com as imagens que, com certeza, ajudarão a melhorar a experiência dos usuários.
Elas, além de ilustrar os conteúdos, facilitam a absorção dos conceitos mostrados no ebook, pois uma parte importante do processo de memorização é imagético, ou seja, o cérebro humano associa a figura ou imagem a determinado conceito ou conteúdo.
Sendo assim, escolha imagens que facilitem a leitura e que se encaixem com o assunto, tornando o material mais agradável.
A próxima etapa para você que busca entender como criar um ebook profissional é desenvolver o texto, ou seja, escrever.
Essa escrita será a parte principal do seu ebook, pois é ela que irá transmitir todos os conceitos importantes, todo o conhecimento que você adquiriu ao longo da sua formação e toda a sua expertise.
Sabemos que escrever nem sempre é uma tarefa fácil, mas, a partir da divisão por tópicos, fica muito mais tranquilo desenvolver as ideias.
Nessa fase, é fundamental colocar no papel, ou na tela do computador, tudo que diz respeito ao assunto, sem economia.
Revise, reescreva, complemente, inclua, delete e releia quantas vezes forem necessárias, até que encontre o resultado final adequado.
Essa é a parte mais demorada, o que não permite preguiça ou que você sonegue informações e conteúdos.
Você pode pedir ajuda para pessoas de confiança que irão fazer comentários e sugerir possíveis alterações.
Também pode se afastar do projeto por alguns dias para ver com clareza pontos a serem melhorados e eventuais repetições.
Enfim, dedique-se com disciplina a essa etapa, pois é dela que depende grande parte do sucesso do seu trabalho de criar um ebook.
Depois de escrever todo o conteúdo do ebook, a fase seguinte é fazer uma boa formatação.
Formatar o ebook significa cuidar da parte visual, do tipo de fonte usada, do espaçamento, da posição das figuras, do tamanho dos subtítulos e de todos os detalhes que interferem esteticamente no produto final.
Embora possa parecer apenas um detalhe, é muito comum um ebook deixar de atrair a atenção justamente pela falta de cuidado com a formatação.
Além do aspecto visual, a formatação inclui o tipo de arquivo que será gerado na hora de salvar o conteúdo final.
Basicamente, existem dois formatos, o PDF e o ePub, e escolher entre eles interfere diretamente na experiência da leitura.
O formato PDF é mais conhecido e tem como vantagem principal poder ser lido em diversos dispositivos.
Já o ePub, embora não tão popular, preserva com mais precisão a formatação original do ebook, sem separar sílabas de forma incorreta e sem distorcer imagens, gráficos e outras figuras – o que, às vezes, ocorre nos leitores que usam o formato PDF.
Portanto, conheça mais sobre os dois formatos e faça a escolha a partir do aspecto visual do seu ebook e do perfil do seu público, assegurando, assim, que a leitura será agradável e facilitada.
Embora já tenha falado sobre a revisão do texto em um tópico anterior, agora, vamos à etapa final do processo para criar ebooks, ou seja, a revisão geral.
É provável que você leve alguns dias criando um ebook e, ao longo desse tempo, novas ideias surgem, outras imagens parecem mais adequadas e vários detalhes podem ter passado despercebidos.
Logo, a última etapa da trajetória é fazer uma revisão completa, da primeira à última linha.
Essa revisão deve ser bem minuciosa e detalhada, incluindo pontuação, ortografia e todos os demais elementos que compõem seu conteúdo.
Depois de criar o ebook a partir das etapas que já enumeramos, chegou a hora de dedicar sua atenção na divulgação desse material.
Existem muitas formas de deixar claro para a sua audiência que você está pronto para disponibilizar um conteúdo de grande relevância – e uma das mais eficientes é a utilização de um formulário de captura de e-mail.
O ebook é um presente, uma gentileza, que agrega valor ao seu produto ou serviço.
Enviá-lo por e-mail garante que o material chegue diretamente na caixa de entrada dos usuários que estão realmente interessados em saber mais sobre seu negócio.
Esse formulário pode estar disponível no seu blog, por exemplo, ou em suas redes sociais.
O importante é divulgar para sua audiência que ela pode receber um material gratuito apenas informando seu contato de e-mail para você.
Acompanhe nossas próximas dicas que irão lhe auxiliar a divulgar seu ebook para que chegue ao maior número de pessoas.
: 7 passos para seu ebook • como fazer seu ebook • Ebook • ebook plr • passo a passo para fazer o ebook • private label rights • seu Ebook infoproduto© Ebooks PLR 2023
Atendimento
Muito bom seu conteúdo, me deu oportunidade de
aprender algo novo. Eu ainda preciso me aprofundar mais,
volto mais vezes.